Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em 2019 será o segundo maior em 30 anos

VBP deve atingir R$ 603,4 bilhões, segundo Ministério da Agricultura. Crescimento é atribuído aos bons resultados da pecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elevou a projeção do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) deste ano de R$ 596 bilhões para R$ 603 bilhões. Com isso, o valor deverá ficar abaixo somente do resultado de 2017, quando o VBP bateu os R$ 608 bilhões.

As principais lavouras, como soja, milho e cana-de-açúcar, representaram R$ 399 bilhões. O aumento, porém, pode ser atribuído à pecuária, que atingiu R$ 204,4 bilhões.

“A pecuária apresenta variação positiva de 4,5% e as lavouras tendência de redução”, afirmou José Garcia Gasques, coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação do Mapa. “Essas tendências observadas devem permanecer até o final do ano”.

Destaque para o crescimento do VBP das carnes de frango (13,4%) e de suíno (9,3%). Já o da carne bovina está 1,3% maior. “A melhoria deve-se especialmente ao mercado internacional, favorável às carnes nos últimos 12 meses”, disse Gasques.

As exportações brasileiras de carne bovina, por exemplo, registraram 982 mil toneladas no acumulado até julho, um crescimento de 20,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as de carne suína, totalizaram 346,6 mil toneladas, volume que supera em 24,5% o total embarcado no primeiro semestre de 2018.

O bom desempenho é puxado, principalmente, pelo crescimento das vendas para a China, abalada pelo surto de peste suína. Mas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a alta é generalizada.

“Houve elevação nas compras de quase todos os grandes importadores, o que gerou uma corrente positiva de exportações. O contexto internacional de alta demanda por proteína é sentido nos mais diversos mercados”, aponta Francisco Turra, presidente da ABPA.

“Os resultados são positivos e vão de encontro com as projeções de crescimento nas exportações brasileiras, feitas no início do ano”, complementa o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli.

O VBP da agropecuária representa uma estimativa da geração de renda do meio rural – ou seja, “dentro da porteira”. Para os produtos agrícolas, utiliza-se sempre a última estimativa de safra publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os produtos da pecuária, que não têm sua produção estimada pelo IBGE, são utilizados dados obtidos junto a entidades de classe.

Sobre a ANUTEC BRAZIL – A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, vai reunir os principais fornecedores de processamento, embalagens, refrigeração, segurança alimentar, ingredientes e serviços para o setor, de 26 a 28 de maio de 2020, em Curitiba. São esperados mais de 4 mil compradores qualificados do Brasil e do mundo – 77% dos visitantes participam/definem no processo de compra. Grandes players como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento.