Sintonizadas com as novas tecnologias, empresas do setor de pecuária aceleram o passo da inovação

A evolução e a adoção de novas tecnologias modificaram o agronegócio brasileiro. As mudanças, embora esperadas, se aprofundaram nos últimos anos e diversas empresas e instituições têm acelerado o passo para acompanhar um ritmo tão intenso.

Veja o caso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Por reconhecer a crescente demanda do setor pela automação de processos – e pelo processamento dos dados obtidos através desta automação -, ela vem trabalhando em duas frentes: por um lado, levantando informações, ou seja, mapeando quem desenvolve, quem financia e quem capacita tais tecnologias; por outro, identificando os entraves que os produtores enfrentam para aplicá-las a fim de, em seguida, solucioná-los.

“As novas tecnologias não devem ficar restritas a grandes produtores, pois, muitas vezes, elas têm custo e capilaridade adequadas a pequenos e médios pecuaristas também”, afirma Rogério Avellar, assessor técnica para novas tecnologias da CNA. “Nós, porém, precisamos trabalhar para melhorar o acesso e fechar essa gap”.

Segundo Avellar, há ainda um percurso razoável a se percorrer. Graças à pujança do mercado brasileiro, no entanto, players internacionais têm adaptado suas soluções para trazê-las ao País e um ecossistema de empresas nacionais, já adaptadas à nossa realidade e que integram pecuária e tecnologia, têm crescido continuamente.

“O setor tem um índice de mortalidade grande: a cada cem empresas do tipo, uma dá certo. Mas é importante a formação dessa massa crítica, o aparecimento de empreendedores que conhecem os riscos e as recompensas, e estão dispostos a investir”, disse.

Um exemplo de empresa que obteve sucesso é a Toledo do Brasil, expositor já confirmado para a 4ª edição da ANUTEC BRAZIL. Embora com bastante tradição – é líder na área de pesagem no País, com faturamento na casa dos R$ 400 milhões -, está sintonizada com os novos tempos e, graças ao investimento de 4% da receita em Pesquisa & Desenvolvimento, vem atualizando seu portfólio de produtos com recursos digitais.

“Hoje é fundamental a obtenção de informação em tempo real, tanto para controle de produção, de estoque e de qualidade como para a comercialização das mercadorias”, observa Sérgio Diniz, gerente regional da empresa. “Nossos equipamentos enviam os dados para nossos softwares, que, por sinal, conversam com os softwares corporativos que a maioria das empresas utiliza”.

Diniz destaca uma balança recentemente apresentada. Quando encaixada na estrutura de produção do cliente, é capaz de aferir o peso dos produtos mesmo em movimento, o que evita qualquer interrupção e mantém a velocidade do processo. Ela classifica a caixa automaticamente e, caso seu conteúdo esteja fora da margem de peso tolerado, é retirada da esteira.

“Esse novo equipamento é digital e com baixo consumo de energia. E nossa tradição é do chão de fábrica. Por isso, tanto as balanças como os terminais coletores são resistentes a condições extremas, como frio e umidade”, diz. “Por causa dessa convergência de qualidades, a aceitação do mercado tem sido ótima”.

ANUTEC BRAZIL é a feira para conhecer as novas tecnologias do Agro

A pecuária e a piscicultura estão mudando, e a ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, surge como a principal plataforma de negócios para essesmercados. Grandes players do setor, como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento, onde vão apresentar as últimas tecnologias em equipamentos para mais de quatro mil frigoríficos de todo o Brasil.