Peixe BR é a mais nova parceira da ANUTEC BRAZIL 2020

Para a Associação Brasileira da Piscicultura, prestígio da ANUTEC irá ajudá-la em seu principal objetivo: crescimento de mercado

A ANUTEC BRAZIL 2020 fechou parceria com mais um importante player nacional: a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Com o acordo, a feira, que já uma referência no setor de proteína animal, solidifica sua reputação também no potencial mercado de peixes cultivados, cujos números falam por si só: só em 2018, a produção foi de 722 mil toneladas e a receita, de R$ 5,6 bilhões.

“Consideramos excelente nossa associação com a ANUTEC BRAZIL. Trata-se de um nome muito forte e que, a cada ano, se consolida mais no setor de proteína animal”, afirma Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR. “Queremos ser parceiros desse processo. Eventos como a ANUTEC geram negócios e são fundamentais para seguirmos crescendo”.

A Peixe BR representa toda a cadeia de produção de peixes cultivados no País, o que abrange de produtores propriamente ditos a geradores de genética, de empresas de ração a fabricantes equipamentos. Segundo Medeiros, apesar dos resultados significativos obtidos em 2018, a piscicultura brasileira é como “um gigante adormecido”. Por isso, o crescimento é a prioridade número um da associação.

“Temos diversas ações já em andamento. Tanto da porteira pra dentro (que visa a cadeia produtiva) como da porteira para fora (que visa parceiros e mercado consumidor)”, diz. Segundo Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse Brazil, que organiza a ANUTEC, a parceria com a Peixe BR chega como uma grande oportunidade para o setor de piscicultura, uma vez que a feira oferece uma gama de equipamentos e tecnologias para melhorar a produção dessas empresas.

O plano de expansão da Peixe BR na cadeia produtiva, tem foco em melhorar a competitividade. Também há muita expectativa quanto à autorização de cultivo de peixes em mais lagoas e represas da União. Isso poderia resultar em um enorme acréscimo de produção. De 720 mil toneladas anuais para 3,7 milhões, estima-se.

Para o mercado consumidor, já está em andamento uma campanha de comunicação, tanto nas redes sociais como em mercados, bares e restaurantes. Ela busca aumentar o consumo de peixes pela população brasileira. Seu mote, “Coma Mais Peixe”, é simples, mas a ambição é grande: elevar em 400 gramas o consumo anual por pessoa até julho de 2020, se aproximando da marca de 10 quilogramas.

Por fim, Medeiros falou sobre o mercado exportador. Além de recentes alianças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Itamaraty para a promoção do peixe brasileiro no exterior, vale destacar que desde o ano passado o governo passou a implantar uma política de drawback para o setor. Ou seja, toda a cadeia de produção de peixe destinada a outros países passou a ser isenta de impostos federais – tal como já acontece com suínos e aves.

Sobre a ANUTEC Brazil – A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, vai reunir os principais fornecedores de processamento, embalagens, refrigeração, segurança alimentar, ingredientes e serviços para o setor, de 26 a 28 de maio de 2020, em Curitiba. São esperados mais de 4 mil compradores qualificados do Brasil e do mundo – 77% dos visitantes participam/definem no processo de compra. Grandes players como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento.