Fim do autoembargo: China volta a comprar carne bovina do Brasil

Durou pouco a suspensão das exportações de carne bovina à China. Entre a decretação do autoembargo, no dia 3 de junho, e a retomada das vendas, se passaram dez dias. A própria Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, fez o anúncio em rede social.

“Boa notícia: o embargo temporário da carne bovina brasileira para a China terminou. Voltaremos a emitir os certificados sanitários normalmente e continuar com nossas exportações para o país asiático”, afirmou.

O que ocorreu, a rigor, foi um autoembargo. Em maio, o Mapa confirmou a identificação em Mato Grosso de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina – mais conhecida como doença de vaca louca. A doença, embora ocorra de maneira espontânea e esporádica, forçou a suspensão das exportações em razão de um protocolo bilateral assinado em 2015.

A China é o único país entre os importadores de carne brasileira com um acordo de tal natureza. Há a intenção de negociar um novo protocolo, afinal, nem Estados Unidos, tampouco a União Europeia, por exemplo, adotam controle semelhante.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, os frigoríficos brasileiros deixaram de exportar para a China 35 contêineres de carne por dia —cerca de 840 toneladas— devido ao autoembargo. Em faturamento, o país é o maior comprador de carne brasileira; respondeu por 22% dos R$ 6,5 bilhões exportados. Em volume, só perde para Hong Kong.

Não há risco

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou este mês o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que comprovou a inexistência de qualquer risco sanitário.  No período, as exportações para os demais países continuaram normalmente.

ANUTEC BRAZIL é a feira para fazer novos negócios no mercado de proteína animal

 A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, reúne os principais fornecedores de processamento, embalagens, refrigeração, segurança alimentar, ingredientes e serviços para o setor. São esperados mais de 4 mil compradores qualificados do Brasil e do mundo – 77% dos visitantes participam/definem no processo de compra. Grandes players como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento.

Mais informações sobre o mercado e sobre a ANUTEC BRAZIL estão no site www.anutecbrazil.com.br

Serviço:

ANUTEC BRAZIL

26 a 28 de maio de 2020

Expo Trade Convention Center – Curitiba (PR)

2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Ricardo Berezin – ricardo.berezin@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
(11) 3030-9463| 3030-9462 | 3030-9404

Assessoria de Imprensa Oficial

Entre em contato com a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da ANUTEC BRAZIL, e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

IMPORTANTE: Credenciamento de jornalistas e assessores de imprensa será realizado diretamente com a 2Pro Comunicação. Encaminhe um e-mail para Teresa Silva, e-mail: anutec@2pro.com.br

Teresa Silva
Telefone: (11) 3030-9463
anutec@2pro.com.br