Durou pouco a suspensão das exportações de carne bovina à China. Entre a decretação do autoembargo, no dia 3 de junho, e a retomada das vendas, se passaram dez dias. A própria Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, fez o anúncio em rede social.
“Boa notícia: o embargo temporário da carne bovina brasileira para a China terminou. Voltaremos a emitir os certificados sanitários normalmente e continuar com nossas exportações para o país asiático”, afirmou.
O que ocorreu, a rigor, foi um autoembargo. Em maio, o Mapa confirmou a identificação em Mato Grosso de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina – mais conhecida como doença de vaca louca. A doença, embora ocorra de maneira espontânea e esporádica, forçou a suspensão das exportações em razão de um protocolo bilateral assinado em 2015.
A China é o único país entre os importadores de carne brasileira com um acordo de tal natureza. Há a intenção de negociar um novo protocolo, afinal, nem Estados Unidos, tampouco a União Europeia, por exemplo, adotam controle semelhante.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, os frigoríficos brasileiros deixaram de exportar para a China 35 contêineres de carne por dia —cerca de 840 toneladas— devido ao autoembargo. Em faturamento, o país é o maior comprador de carne brasileira; respondeu por 22% dos R$ 6,5 bilhões exportados. Em volume, só perde para Hong Kong.
Não há risco
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou este mês o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que comprovou a inexistência de qualquer risco sanitário. No período, as exportações para os demais países continuaram normalmente.
ANUTEC BRAZIL é a feira para fazer novos negócios no mercado de proteína animal
A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, reúne os principais fornecedores de processamento, embalagens, refrigeração, segurança alimentar, ingredientes e serviços para o setor. São esperados mais de 4 mil compradores qualificados do Brasil e do mundo – 77% dos visitantes participam/definem no processo de compra. Grandes players como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento.
Mais informações sobre o mercado e sobre a ANUTEC BRAZIL estão no site www.anutecbrazil.com.br
Serviço:
ANUTEC BRAZIL
26 a 28 de maio de 2020
Expo Trade Convention Center – Curitiba (PR)
2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Ricardo Berezin – ricardo.berezin@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
(11) 3030-9463| 3030-9462 | 3030-9404