Após um conturbado 2018, pecuária e piscicultura esperam um 2019 de tranquilidade e crescimento

O ano de 2018 foi desafiador para a economia brasileira. E o agronegócio não fugiu a essa regra. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor, com leve baixa de 0,01%, apresentou estabilidade na comparação com o período anterior. A pecuária, no entanto, sofreu mais: queda de 10,91%.

Os números são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O desempenho, segundo análise das fontes setoriais, foi influenciado pela menor demanda interna e por restrições em importantes mercados internacionais.

Os organismos, porém, destacam que as perspectivas para 2019 são positivas. Em parte por causa da retomada da demanda interna e das reduções em custos, em parte devido à reação nas exportações – exibida já no segundo semestre do ano passado.O PIB do agronegócio brasileiro deverá crescer 2% de acordo com a CNA.

Quanto à produção de peixes, o País conseguiu leve crescimento em 2018: foram 722 mil toneladas, alta de 4,5% na comparação com 2017. De acordo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o resultado foi impactado por uma série de adversidades burocráticas, ambientais e econômicas.

Mas há otimismo para 2019. O brasileiro nunca consumiu tanto peixe como nos últimos anos e há ainda muito espaço para crescer. Segundo a CNA, a expectativa é de diminuição nos custos e aumento, ainda que modesto, da rentabilidade do produtor.

Nas próximas semanas, serão abordados mais detalhes acerca das perspectivas para 2019 de cada ramo do mercado de proteína nacional. Afinal, com o reaquecimento da economia, novos investimentos em máquinas e equipamentos para o setor deverão ser realizados, e a ANUTEC BRAZIL, maior evento do setor de carne e proteína animal, é o melhor lugar para encontrá-los.

Um 2019 bom é o prenúncio de um 2020 melhor ainda!