Abrapes, Associação Brasileira de Fomento ao Pescado, confirma apoio à ANUTEC BRAZIL

Parceria estratégica visa ampliar o setor de pescado dentro do principal evento de proteína animal, que acontece no Sul

“Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. É com essa frase que Marcio Ortega, presidente da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), explica a parceria com a ANUTEC BRAZIL, maior evento do setor de carne e proteína animal da América Latina. A associação tem como objetivo fomentar e desenvolver o consumo de pescado no Brasil, além de fortalecer os players do setor. Ela abrange de importadores/exportadores e indústrias a distribuidores, tradings e varejistas. Segundo Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento, essa parceria estratégica visa ampliar o mix de visitantes que vêm à ANUTEC, uma vez que o evento concentra os principais fornecedores de maquinários e tecnologia para a indústria de proteína animal.

Para a associação, a parceria trambém trará um grande benefício, uma vez que tem planos de aumentar a produção e o consumo de pescados no Brasil e buscar, sempre, melhorar a qualidade dos produtos nacionais. “Por ser um evento de prestígio e atrair muitos compradores, a ANUTEC pode nos auxiliar no intercâmbio de informações e na geração de negócios”, ressalta Ortega.

Ortega, ao mesmo tempo em que defende a qualidade do produto nacional, luta pela abertura econômica do País. Ele cita Espanha e Portugal como referências, não só pelo alto consumo de pescados da população, como também pelos significativos números que apresentam tanto em exportação como em importação.

Para ele, há produtos que devemos exportar, como a tilápia, e produtos que devemos importar, como o bacalhau. Há ainda aqueles que podemos internalizar a produção, oferecendo incentivos para que empresas e produtores se instalem aqui – da mesma forma como o que é feito com a indústria automobilista, por exemplo.

“O Brasil precisa entender que é uma via de mão dupla. A abertura econômica para pescados favorecerá exportações e importações. Por que tantas restrições a um processo que traz o bem para a sociedade?”, questiona. “No final, todos ganham, com mais emprego e geração de renda na indústria”.

Sobre a ANUTEC BRAZIL – A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, vai reunir os principais fornecedores de processamento, embalagens, refrigeração, segurança alimentar, ingredientes e serviços para o setor, de 26 a 28 de maio de 2020, em Curitiba. São esperados mais de 4 mil compradores qualificados do Brasil e do mundo – 77% dos visitantes participam/definem no processo de compra. Grandes players como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento.