ABPA atualiza números de exportação de carne suína e de frango de 2019

Variação positiva foi incluenciada pela queda nos rebanhos de porco na China, reabertura do mercado na Rússia e retomada de vendas para a Europa

Depois de um 2018 marcado por desafios, 2019 tem se consolidado como um ano mais tranquilo para os produtores brasileiros de aves e suínos. É o que aponta, ao menos, os sete primeiros meses.

Veja, por exemplo, o caso das exportações. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), de janeiro a julho as de carne de frango cresceram 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado – foram 2,34 milhões de toneladas embarcadas, que geraram uma receita de US$ 4 bilhões.

Já as exportações de carne suína subiram ainda mais: 19,6%, chegando a 414 mil toneladas.

“Os números são extremamente positivos. O comportamento dos mercados interno e externo acena positivamente para os setores de avicultura e suinocultura. Temos como principal driver de crescimento a Ásia”, afirmou o presidente da ABPA, Francisco Turra.

A variação nas exportações foi influenciada pela queda nos rebanhos de porco chineses, decorrência da peste suína africana que se espalhou pelo país. Há, porém, outros fatores que contribuíram, como a reabertura do mercado de suinocultura para a Rússia e a retomada das vendas à União Europeia.

Mercado interno

A ABPA espera que o Brasil feche o ano com um aumento de 1% na produção de carne de frango, o que significa 13 milhões de toneladas. Para a carne suína, o aumento deverá ficar entre 1% e 2,5%, atingindo 4,1 milhões de toneladas.

“Hoje, somos o quarto maior produtor mundial de suínos. O Brasil tem elasticidade para ter um grande consumo interno”, disse Turra. “Os produtores não estão fazendo movimentos exacerbados de expectativas e, sim, aguardando a demanda externa”.

ABPA á uma das apoiadoras da ANUTEC BRAZIL
A ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional do Setor de Carnes e Proteína Animal, vai reunir os principais fornecedores de processamento, embalagens, refrigeração, segurança alimentar, ingredientes e serviços para o setor, de 26 a 28 de maio de 2020, em Curitiba. As principais associações do setor estão apoiando o evento, como: ABPA, ABIAM (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, ABIAF (Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal), ABRAFRIGO (Associação Brasileira de Frigoríficos), ABRAPES (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado), ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), AFRIG (Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal), SINDIAVIPAR (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), ASGAV (Associação Gaúcha de Avicultura), e PEIXEBR.

São esperados mais de 4 mil compradores qualificados do Brasil e do mundo – 77% dos visitantes participam/definem no processo de compra. Grandes players como Bettcher, Handtmann, Tecmaes, Multivac e Polyclip, entre outros, já confirmaram sua presença na próxima edição do evento.